Carnaval de Ilhéus será apenas de manifestações populares

A beleza e as cores do Dilazenze estarão na avenida
Divulgação

Além das festividades relativas ao período momesco promovidas pela Prefeitura de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, neste ano, vários outros eventos, que correspondem a manifestações populares, serão realizados no município, oferecendo opções para todos os gostos. Para comemorar os 28 anos de existência, o Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze escolhe nesta quinta-feira, dia 27, a Rainha Dilazenze/2014, na 18ª Noite da Beleza Negra. Haverá a apresentação de vários grupos de dança como o corpo de balé afro do Dilazenze, o Dançarte e o grupo As Estrelas, com a participação da banda percussiva, além da Banda Zahra, revelação da música ilheense. O evento vai iniciar às 19 horas, no Espaço Cultural Dilazenze, na Avenida Brasil, nº 512, no Bairro Conquista.

Contudo, desde o último final de semana, ilheenses e turistas fazem a folia no município. No sábado, dia 22, o bloco ‘As Muringuetes do Pontal’, levaram várias pessoas às ruas do bairro. Pela tradição, para sair no cortejo, os homens devem estar devidamente vestidos de mulher. E os ilheenses não pouparam nos acessórios. Perucas, maquiagem, salto alto, decotes, minissaias fizeram parte da indumentária dos foliões, fazendo perpetuar a tradição popular do município.

E as manifestações culturais em Ilhéus não param. À meia-noite da sexta-feira, dia 28, o bloco Zé Pereira vai invadir as ruas do Pontal ao som de canções de antigos carnavais.  A concentração será na Praça São João Batista, próximo ao Bar do Jorginho, e a previsão é que cerca de 400 foliões participem do desfile, acompanhados por charangas. “O Zé Pereira, começou há 25 anos como uma brincadeira de moradores, tornando-se, hoje, tradição, e é uma forma de resgatar as velhas marchas carnavalescas, além de trazer à população uma maneira criativa de diversão”, informa a presidente do bloco, Joana Angélica Dias da Silva.

No próximo sábado, 1º de março, está programado o Baile Revivendo Carnavais, a partir das 21 horas, no Salão Elegante Eventos, no final da Rua Coronel Pessoa. A festa do Pontal se estende no domingo, dia 2, com a saída do bloco Seca Copo, a partir das 20 horas; já na segunda-feira, dia 3, vai ocorrer o Baile Infantil, a partir das 17 horas, no Salão Elegante Eventos; e, às 22 horas, o bloco Jorginho e Cia promete muito som e descontração no Bar do Jorginho. Desta forma, o bairro mantém a sua tradicional agenda carnavalesca, tornando-se uma alternativa para os foliões.